Entrevista especial com o Professor Pastor Constantino Ferreira

Pastor e Professor Constantino - Portugal



Entrevistamos hoje o querido Professor Constantino Ferreira, que encontra-se nesse momento em Loures.
Ele é Professor jubilado do Instituto Bíblico Monte Esperança, Assembléia de Deus de Portugal, que dedicou sua vida ao estudo e a ensinar muitos dos que hoje são os Pastores evangélicos das congregações evangélicas onde muitos portugueses assistem os cultos todos os domingos.
Seus 83 anos de idade revelam o conhecimento do passado e a maturidade da experiência de vida para, no presente, sem medo, apoiar o Dr André Ventura e o Partido Chega.

Quem foi e quem é hoje o Pastor Professor Constantino Ferreira ?
Eu, Constantino José Amado Ferreira nasci aos 25 de julho de 1937 em Vilar Torpim, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Portugal. Aos 14 anos fui enviado para Lisboa a fim de me ocupar no serviço de mercearia, seguindo-se a pastelaria.
Entretanto, fiz alguns estudos noturnos. Em junho de 1962 aceitei a fé em Cristo, e passados três anos casei com uma linda jovem. Em 1968 ingressei no Instituto Bíblico, visando formação para o pastorado. No ano 1992, na missão pastoral, fui convidado a lecionar História da Igreja no Instituto Bílico Monte Esperança em Fanhões, Loures, distrito de Lisboa. Para o efeito, deslocava-me semanalmente do serviço ao Instituto para lecionar.

Quantos anos foi Professor no Instituto Bíblico Monte Esperança, da Assembléia de Deus em Portugal ?
Iniciei a minha missão de professor de História da Igreja em 1992, com visitas regulares ao Instituto. E, no ano 2000 fui convidado a servir como professor interno. A partir desse ano, lecionava e, ao mesmo tempo, aprendia outras matérias bíblicas, algumas das quais também ensinei até 2007. Depois fui convidado a montar o Museu de História das Assembleias de Deus em Portugal, iniciada em 1913.

Que memórias guarda do seu tempo como Professor no Instituto Bíblico? Que disciplinas lecionava ?
O meu tempo de Instituto foi enriquecedor em todos os aspetos. Po rum lado lecionava matéria bíblicas, na formação de homens e mulheres para o ministério de proclamação da mensagem divina. Por outro lado, aprendia coisas novas de cada vez que lecionava a matéria.
Lecionei as principais disciplias bíblicas: História da Igreja, Grego Bíblico, Vida Sistemática de Cristo, Pentateuco (Israel), Cartas da Prisão, N.T. Cartas Gerais, N.T.

Quais Pastores evangélicos em exercício hoje, em Portugal, foram alunos do Professor Constantino Ferreira? Recorda se de algum nome em especial?
Sim, recordo-me de alguns que passo a mencionar: Pedro Taneco e esposa Sara Taneco, Sony Bilus Tshak, Acácio Baía e esposa Kátia Baía, em Portugal. Paulo Durão, Portugal e Guiné-Bissau; Dolores Mendez, Moçambique; João Nuno Casimiro Ribeiro e esposa, Japão e Portugal; Humberto Teixeira, França; Rui Nunes e esposa Tânia Nunes, Canadá. Muitos deslocaram-se pela Europa, Brasil, África e Estados Unidos. São tantos, que não há tempo suficiente para mencioná-los.

Nos seus 83 anos de vida o por quê de ser um apoiador ativo do Dr. André Ventura e do Partido Chega ?
Isto anteceu assim: Uma amiga cristã convidou-me para ajudar na administração da primeira página do Chega no Facebook, no início do ano 2019. Visto eu já estar reformado, estava livre para aceitar o convite e clolaborar. Então, interessei-me por saber algo acerca do Dr. André Ventura e do Chega. Observei então a sua Biografia e o Programa do Chega, que me convenceram a entrar na liça, devido ao projeto de restaurar a governação da minha Pátria. Não estou arrependido do apoio que tenho prestado nesta missão nacional. Atualmente, a minha atividade é partilhar mensagens bíblicas, e de apoio ao Chega, com os leitores do Facebook.

Na qualidade de Pastor evangélico, não tem receio de apoiar o Partido Chega ?
Não tenho qualquer receio de apoiar o Partido Chega por vários motivos: Primeiro, estou reformado e sem qualquer vínculo à missão espiritual numa igreja local. Segundo, porque como cristão sinto o dever de colaborar na restauração do governo da minha pátria com gente nova, portadora de novos ideais em benefício dos cidadãos portugueses. Terceiro, O Dr. André Ventura é um Homem cristão, com ótima formação moral e profissional para o cumprimento de um cargo governativo.


É notório, que o famoso Pastor evangélico Brasileiro Silas Malafaia, publicamente, fez solicitação para a comunidade evangélica Brasileira votar em Bolsonaro, e, também, recebeu o Presidente Bolsonaro no altar da congregação da Assembléia de Deus, na cidade do Rio de Janeiro. Crê o senhor que muitos Pastores evangélicos Portugueses irão apoiar o Dr André Ventura nas próximas eleições, à imagem e semelhança do Pastor Silas Malafaia ?
Acerca do apoio de Pastores evangélicos, sei que há muitos apoiantes evangélicos hoje, mas acredito que muitos mais votarão na hora das eleições. Pois, devido à ação clara e renhida do Dr. André Ventura, o Chega cresce diariamente e vai a cominho da terceira força política. Porém, não posso compará-los às ações dos brasileiros.


Recomenda aos seus antigos alunos do Instituto, hoje Pastores evangélicos, a apoiarem voto em Dr. André Ventura?
Sem qualquer dúvida, já estou fazendo isso na página do Facebook a quem me lê. Pois quero ver Portugal restaurado politica e socialmente para vivermos mais felizes e gratos a Deus pela Sua intervenção neste processo. Pois, onde houver homens e mulheres de Deus, dedicados e submissos, terão o auxílio de Deus como outros tiveram no passado. Esta é a súplica dos cristãos de fé.


Portugal e o povo Português cada vez mais se identificam com a mensagem de André Ventura, qual a razão ?
O motivo porque o povo portugês está aderindo ao Chega, de forma espantosa, é o facto de o Dr. André Ventura ter preparação especial para apresentar uma mensagem cativante, usando sempre a verdade nas propostas de mudança na governação e a criação da IV República.


Aconselha os cristãos evangélicos a votarem no Dr. André Ventura ? E por quê ?
Sem dúvida que sim. Isso tenho feito diariamente desde o início nas páginas do Facebook. Pois, nas igrejas locais não se pode fazer isso, para não transgredir a Lei da separação Igreja-Estado. Mas, na vida privada, isso é possível e gratificante, pois estamos a lutar pela felicidade dos cidadãos Portugueses.

Professor Constantino Ferreira, que conselho o senhor daria ao Dr. André Ventura, no caso dele ser eleito o próximo Presidente da República de Portugal?
Primeiro, recordar-lhe a máxima de George Washington, no século 18, que diz: “É impossível governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia”.
Segundo, eleger os melhores para os devidos postos de trabalho na governação de Portugal.
Terceiro, servir o País com justiça e dedicação à causa, a bem de todos os cidadãos.
O alvo é providenciar que os cidadãos portugueses sejam felizes com a bênção de Deus todo-poderoso.

Obrigada, Professor, por nos conceder precioso tempo.

Deja una respuesta